Como consultar a restituição do IRPF
Os contribuintes que desejam verificar se foram contemplados devem acessar o site da Receita Federal, ir até a seção "Meu Imposto de Renda" e selecionar a opção "Consultar a Restituição". O portal oferece tanto a consulta simplificada quanto uma análise completa do processamento da declaração, acessível via e-CAC. Caso o contribuinte encontre algum erro ou pendência, é possível realizar a retificação da declaração, corrigindo as informações incorretas.
Aplicativo facilita o acesso à informação
Para maior comodidade, a Receita também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones. Através do app, o cidadão pode consultar a liberação da restituição e verificar o status do seu CPF nas bases de dados da Receita Federal.
Pagamento será feito exclusivamente na conta do contribuinte
Em termos de segurança, a Receita Federal informou que os valores serão pagos apenas em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Se houver erro nos dados bancários informados ou problemas com a conta, o pagamento não será processado. Para evitar transtornos, a Receita permite o reagendamento do crédito por meio do Banco do Brasil (BB), com um prazo de até um ano a partir da primeira tentativa de pagamento.
Nesse caso, os contribuintes podem corrigir os dados bancários e solicitar uma nova tentativa de crédito através do Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou entrar em contato com a Central de Relacionamento do BB, disponível pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Procedimentos em caso de não resgate
Caso o valor da restituição não seja resgatado no prazo de um ano, o contribuinte deverá fazer uma solicitação através do Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando a seção "Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda", onde poderá solicitar a restituição não resgatada na rede bancária.
Com esses procedimentos claros e simplificados, a Receita Federal reafirma seu compromisso com a transparência e a segurança no pagamento das restituições do IRPF 2024.
https://www.contabeis.com.br/